Relatório do Primeiro Encontro de Língua Portuguesa

Como já foi mencionado tão bem no relatório da aula inaugural, eu tenho um certo receio de enfrentar o novo. Então é sempre um desafio as novas conquistas.
Para a realização dessa primeira oficina que aconteceu o dia 29 ( vinte e nove) de agosto eu tive que ler um monte de vez a mesma coisa. O tema sobre gêneros textuais é bastante sugestivo e faz parte do meu dia a dia Na sala de aula mas mesmo assim estudei noites a fio. Ate que lembrei-me da Cida Avelino do Juazeiro, que me deu várias idéias e por telefone me tirou muitas dúvidas que eu tinha a respeito do procedimento da aula. Como a carga horária foi de 8h (oito horas) eu precisaria de conteúdos, dinâmicas, enfim tudo que preenchesse esse dia. Passei uma tarde inteira de domingo pendurada no telefone montando com ela as oficinas desse primeiro encontro. Assim, lembramos de vários gêneros textuais. Textos os quais após recortar de revistas, preguei-os em folhas de papel duplex cor roxa. De forma que tudo ficou bem organizado, se não fosse a minha insegurança em transmitir para os professores, os conhecimentos adquiridos através dos estudos feitos.

Assim eu fui selecionando o material para o encontro e elaborei um cronograma. Tive dois encontros com a coordenadora na CREDE 18. mostrei para ela o cronograma e pedi sugestões. Ela fez algumas considerações e aceitou mais uma vez falar para os professores cursistas sobre o programa Gestar II, o qual seria apresentado em slide. Também fiz uma lista de material para usar nas oficinas como; CDs, pirulitos, música, slide, data show, papel madeira, crachás, lã, dentre outros. Ela organizou tudo, como também providenciou com antecedência a entrega do kit nas escolas para os professores e uma pasta contendo folhas, canetas e crachá. Elaborei da seguinte forma o cronograma:

Tema do encontro : Gêneros Textuais (TP3)

* Música de acolhimento : Dias Melhores (Jota Quest.) – O qual entreguei com um pirulito na folha da letra da música. E todos cantaram alegremente.
* Dinâmica de Apresentação : O barbante ( A mesma da nossa oficina de formação, onde cada professor ficou à vontade para resgatar suas memórias)
* Apresentação do Gestar II: Essa parte da oficina não foi apresentada na hora pela coordenadora. Como ela se ausentou, eu juntamente a coordenadora da escola –Solange- que estava assistindo ao encontro, passamos os slides e juntas fomos repassando as informações Para os professores)
* 1º oficina : Discussão grupal sobre o professor de língua portuguesa (também montei a minha como participei na formação). Os professores receberam as perguntas xerocadas individualmente, mas ouve uma dinâmica para divisão de grupos onde dividimos 34 professores em seis equipes.
* Entrega do kit: Deixei para entregar após a 1° oficina para evitar dispersão ou perguntas feitas fora da programação.
* Intervalo: Não houve almoço e sim um caldo com pão.A crede 18 fala que ainda não veio verbas para os gastos com o gestar.Após o intervalo houve as apresentações das equipes as quais se apresentaram de forma bastante criativa;como plantão jornalístico,esquete teatral,dialogo.Onde também percebi o quanto são envolvidos,comprometidos e curiosos para saber mais sobre o programa.
* Oficina 02: * Gêneros textuais:Do intuitivo ao sistema (unid:09)

* Interagindo com os gêneros textuais (unid: 10)

Fizemos uma leitura continuada pois cada professor já tinha o seu material em mãos podendo assim manuseá-los á vontade.Lemos a unidade 09 e 10 as quais contemplam textos e atividades sobre gêneros .Após leitura apresentei para eles vários gêneros textuais, entregando um para cada professor discutir com os colegas sobre o gênero que havia recebido. Planejei dividir em equipes para que cada uma trabalhasse com dois gêneros, como tinha pesquisado mais de 50 textos diferentes e colocado em uma folha duplex, cada participante ficou com um, pois ao invés de espalhar no chão entreguei-os como uma forma de conhecer e interagir melhor com os colegas. Pois o tema é amplo demais e o aprendizado é contínuo, e conseqüentemente o conhecimento tornou-se maior pela diversidade textual apresentado.

A bagunça foi geral,num sentido positivo pois tornaram-se alunos quando quer mostrar uma coisa,ou apresentar uma novidade.O objetivo maior era para que eles conhecessem o universo infinito dos gêneros,tentar descobrir com os demais a intencionalidade de quem escreveu, para quem escreveu, o porquê, a finalidade do texto, linguagem textual,enfim levar para o aluno o aprendizado da oficina e dinamizá-la para que eles aprendam com objetividade e tenha depois entendido para sugerir,criticar, como também aprender a ser um sujeito ativo e participativo na sua aprendizagem.

Percebi que uma oficina acaba sufocando um pouco a outra quando não é respeitado o tempo direitinho, mas também percebi que imprevistos existem e se for por algo positivo temos que alargar o tempo para eventuais discussões. Estou acrescentando esse ponto porque percebo ser sempre inerentes aos cursos, e nesse primeiro encontre o qual mediei não foi diferente.

Bem, antes de finalizar o encontro coloquei na lousa meu celular

E o telefone da escola. Também o meu e-mail: joanadarclemos@yahoo.com.br. Assim sendo fiquei a inteira disposição para os eventuais telefonemas ou visitas. Lembrei a todos a importância da leitura também para conhecimento do material e tira-dúvidas. Sugeri aos professores que estudassem a TP3, procurassem encaixar o conteúdo em sala, seguidamente planejasse o contexto para o AAA3 do professor e executasse no AAA3 do aluno e que escolhessem á vontade as atividades que estivessem relacionadas com a TP3. Ressaltando porém, que fosse uma atividade que se adequasse ao nível da turma, e claro trabalhar a metodologia construtivista que o gestar apresenta.

Por conseguinte, argumentei para todos que ali se encontravam que enquanto professora do 8º e 9º anos estava procurando mudar minhas práticas para uma melhor abordagem metodológica, pois estava buscando algo diferente que levantasse o ânimo dos alunos. Quanto ao cronograma, fotos , lista de presença, avaliação do encontro e depoimentos estarão presentes no portifólio a ser construído.


PROFESSORA FORMADORA = JOANA D’ARC NÓBREGA LEMOS
DISCIPLINA = LÍNGUA PORTUGUESA
LOCAL = E.E.F. ESTADO DA PARAÍBA
DATA DA 1ª FORM. CONTINUADA = 29 de agosto de 2009
CARGA HORÁRIA = 8 HORAS

CRATO-CE, 09/09/2009

Read Users' Comments (0)

Relatório da Aula Inaugural do Gestar II

Acordei apreensiva e ansiosa. A primeira vez de algo tão importante nas

nossas vidas a gente não esquece. Comigo a teoria não foi diferente.

Após o encontro com Acilana Alencar coordenadora do programa Gestar II na CREDE 18, e com o professor formador de matemática – Eliomar, ficou acordado como seria nosso procedimento nessa aula inaugural. Pedi a Acilana para apresentar apenas o material do Gestar II – o kit do professor – pois a minha capacidade emocional não me permitia ir tão distante. Falar em público era um grande desafio. Passei a semana estudando sobretudo as TPs

, AAs e o guia. Sabia de tudo; linha por linha. Sabia até as páginas de alguns livros, mas o nervosismo não me permitiria falar nada na hora sem ler. Percebi que as palavras se intrigaram pra mim às três horas da madrugada quando perdi o sono e acordei com aquele frio que dá entre a espinha dorsal e o coração. Entrei em pânico, tinha deletado tudo que tinha estudado e ensaiado até para chimbinha, um periquito fofo que serviu de público por uma semana. Sem falar do coitado do espelho e das orações feitas. Afinal não sei o que funcionou. A preocupação em dar conta do que eu acabara de assumir

era enorme.

Conheci na formação em Fortaleza várias pessoas bacanas, inclusive Teca Nunes da cidade do Juazeiro. Esta até e-mail mandou-me com slide para eu passar na hora das explicações, além dos telefonemas e orações com preces positivas.

Corri para os livros novamente até amanhecer o dia. Estava muito cansada e resolvi tomar um banho para esfriar a cabeça. Acabei chorando de tanto estresse causado pelo medo de enfrentar os professores, alguns colegas de trabalho, coordenadores de escola, gestores da CREDE 18 e convidados.

Contudo cheguei cedo na CREDE - local de encontro para acontecer a aula inaugural pois de acordo com o cronograma que elaboramos, a programação teria início ás 8h e encerraria ás 12h. O que de fato aconteceu. meu coração estava menor que um grão de areia.tentei disfarçar ao entrar cumprimentando a todos que encontrava pelo caminho. Entrei na sala e encontrei com a coordenadora. Disse-lhe que estava muito nervosa e pedi que ela fizesse a minha parte na apresentação, a qual não concordou lembrando-me que quem iria apresentar o material era eu, pois quem havia ido para a formação bem como estudado tinha sido eu. Engoli essa em seco! Ao final da nossa conversa chegou a supervisora da área de ensino da CREDE; Neyla Cisne. Cumprimentou-me e aproveitei para dizer-lhe do meu emocional que estava péssimo. Dentre outras coisas falei para ela do tamanho da responsabilidade em ser formadora do Gestar II, do compromisso enorme que eu tinha assumido e não tinha ido nem um outro professor de língua portuguesa pelo estado para ajudar-me nas oficinas e nas dúvidas que constantemente apareceriam,. Também estava sendo a primeira vez que eu estava botando a cara fora da sala de aula, do convívio entre mim e os alunos, meu público são eles. Na sala me sinto à vontade. Interajo bem com eles e é bacana o nosso relacionamento. Acrescentei que tudo era muito novo e se eles tivessem alguém para ficar no meu lugar como formadora, eu passaria o material sem nenhum problema. Neyla ficou espantada... eu estava chorando, claro, estava quase na hora de irmos para o auditório. Ela olhou pra mim e disse que eu tinha sido escolhida por todos da área. Meu nome foi aprovado por todos que lá trabalham. Pois aquela minha postura em conversar com ela tão francamente era típico de quem tinha compromisso e responsabilidade.

Assim sendo, depois que os professores foram servidos de um caldo com pão no refeitório, nos dirigimos ao auditório – local para reunião da aula inaugural. Onde iniciamos com a música anjos da guarda da Lecy Brandão. A qual foi cantada com muito entusiasmo por todos. A reunião foi aberta pela orientadora da CRED 18– Eliane Estrela -, seguida pela supervisora do NRDES – Neyla Cisne- , onde na sua fala incluiu-me ressaltando, segundo ela, a profissional competente que ela julga que sou. Na ocasião da apresentação da coordenadora Acilana, ela aproveitou para falar sobre os resultados do SPAECE, onde seguidamente apresentou o programa Gestão da aprendizagem escolar ( PDE). Ressaltou tão bem sua importância e lembrou que o Gestar contribui para uma prática pedagógica mais eficaz e renovadora, pois o programa apresenta uma nova metodologia para nossas práticas em sala de aula. Enquanto isso eu no meu cantinho sem conseguir olhar nem para os lados, imagine atrás, assisti levantar-se o professor de matemática e iniciar sua apresentação cheio de confiança do que iria falar. Ele iniciou sua apresentação com a música Dias Melhores de Jota Quest e neste momento todos cantaram entusiasmados. Como também assistimos a um slide de auto-estima com imagens bem emocionantes. Após essas duas dinâmicas ele colocou em slide as partes inerentes à matemática, como também a língua portuguesa os quais ele ficou incumbido de apresentar para eu pouco falar.

Ao terminar a sua parte era hora de iniciar a minha. Para facilitar já tinha distribuído os livros em cima de uma mesinha para melhor organização da apresentação. A minha filha Emanuela também construiu uns slides bem simples, apenas com a apresentação do material e o objetivo de cada um quanto a sua funcionalidade. Levantei-me e dei bom dia desejando à todos boas vinda. Respirei fundo e apresentei-me. Confessei para todos meu nervosismo, sei que ter sido verdadeira confessando minha impotência não foi tão conveniente. De forma que fiz um breve histórico para cada livro que mostrava à todos numa linguagem bem simples e de fácil entendimento. Lembro que ressaltei além da temática abordada (o kit), sobre o programa Gestar II. Falei que o mesmo proporciona um diferencial a mais entre tantos outros participados, porque ele atua numa via de mão dupla pois visa executar na prática de sala de aula o que foi estudado nas teorias refletindo-se assim sobre a realização das atividades do programa. Como oportuniza também o aluno a vivenciar as experiências que o professor experimentar nas oficinas dos encontros que teremos. Porém sabendo que ele não substitui o livro didático, mas com certeza o programa é um suporte a mais. Antes que eu esqueça de mensionar; vale dizer que eu esqueci de olhar para a tela onde tinha as imagens projetadas, falando assim sobre o que lembrei na hora.

Assim sendo, fiz uma apresentação bem rápida e resumida o que para mim foram minutos infinitos. Na verdade o que eu estava temendo mesmo era alguma pergunta que não soubesse responder. Então seguidamente agradeci a todos e disse-lhes que maiores informações quanto ao programa teríamos oportunidade de conhecer melhor nos nossos encontros os quais aconteceriam quinzenalmente e que teriam 8h de duração.

Portanto, este é o meu relato da aula inaugural. Não sei se a forma como apresentei está conforme o esperado. Entretanto revelo aqui nesse parágrafo final que a responsabilidade é enorme. Sobretudo é um desafio ser formador de professores como também sou. Alguns deles reconhecidos pelo seu profissionalismo, muitos estão com muita experiência na sua bagagem profissional. Percebo que ainda não estou preparada e que preciso arranjar tempo para estudar muito se quiser fazer juz ao nome de professora formadora do Gestar II. Quanto a lista dos professores ´presentes e ausentes, fotos e avaliação desse encontro inicial encontrar-se-ão no portifólio a ser construído.

PROFESSORA FORMADORA= JOANA D’ARC DO N. NÓBREGA LEMOS

DISCIPLINA= LÍNGUA PORTUGUESA

LOCAL= AUDITÓRIO DA CREDE 18

COORDENAÇÃO = ACILANA ALENCAR

CARGA HORÁRIA = 8 Horas

DATA DA AULA INAUGURAL = 15 de agosto de 2009

CRATO – CE, 06 de setembro de 2009






Read Users' Comments (0)